“Depois disso Jó viveu cento e quarenta anos; viu seus filhos e os descendentes deles até a quarta geração.E então morreu, em idade muito avançada.” (Jó 42.16-17)
Jó viveu num tempo bem diferente do nosso, numa cultura completamente outra. Mas sua alma era como é a nossa. Ele desenvolveu sua fé e devoção baseadas em seu relacionamento com Deus, no fato de que sua vida era uma dádiva de Deus e que isso determinava seu dever de submeter-se e honrar a Deus. Enfim, sua fé e devoção se firmavam em quem Deus era e não no que Deus poderia fazer por ele. Há tanta exploração da fé hoje e tantos ensinos sobre como tirar vantagens da devoção que, para alguns, pode soar estranho a ideia de crer e devotar-se a Deus como Jó o fez. Mas é possível que este seja o único tipo de fé e devoção cabível.
As experiências de Jó foram muito peculiares. O livro nos conta de uma conversa entre Deus e o Diabo e as consequências disso para Jó. Tudo muito estranho e difícil de compreender. Mas o propósito do livro é nos falar sobre devoção e fé, para entendemos nosso papel e o papel de Deus, e não vivermos uma fé funcional e uma devoção interesseira. Podemos ser diferentes de Jó mas devemos desenvolver a mesma fé e a mesma devoção que marcaram sua história. Outros tipos são desvios e nos enredarão em ilusões, mantendo-nos infantis espiritualmente.
Jó morreu em idade avançada, tendo visto os filhos de seus netos. Longevidade é símbolo de benção nas Escrituras. Todos morreremos, mas, em que condições? Há mortes que podem ser evitadas e, especialmente, há um tipo de vida digna de ser vivida. Creio que Deus já nos disse o bastante para que vivamos da maneira certa e morramos no tempo certo. Uma vida que nos torne melhores e uma morte que não nos cause medo. É como honramos nosso Criador. Jó exemplifica isso! Se queremos terminar bem devemos levar a sério nossa vida, nossa fé e nossa devoção, fazendo das três, uma só realidade. Há diferentes tipos de fé, que geram diferentes tipos de vida e que produzem diferentes tipos de devoções. No final, isso determinará nossa vida e o tipo de fim que teremos.
Encerraremos aqui nossas meditações no Livro de Jó. Espero que ela tenha falado a você. Caso deseje, envie-me algumas palavras sobre isso. Serão muito bem-vindas!