A dádiva do Espirito Santo

“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” (Efésios 1.13-14)

Jesus, ao encerrar seu ministério terreno, disse aos discípulos que não os deixaria sozinhos. Prometeu enviar o Espírito Santo, e enviou. Aqueles discípulos o receberam em sua chegada histórica e profética conforme Atos 2. Paulo não fez parte daquele momento. Sua experiência foi posterior, mas como os primeiros, ele também recebeu o Espírito, que é o Conselheiro, o Intercessor, o Ajudador, o Orientador e é também a garantia de que pertencemos a Deus. Não há cristão sem o Espírito Santo, e não se trata de uma conquista, é uma dádiva!

Paulo ensina que quando cremos no evangelho que nos salva, somos selados com o Espírito Santo. Crer para a salvação é crer, não para receber o que pedimos, não para superar dificuldades, mas para pertencer e submeter-se a Deus, completamente. Não é crer que Deus tem poder, mas que nos ama e que devemos viver para honrá-lo. Jesus é o nosso Salvador porque pagou por nossa redenção e é quem nos envia o Espírito Santo, que é o parákletos, palavra grega de significado amplo. Em síntese, ela indica que o Espírito Santo dá continuidade ao ministério de Cristo em nós, levando-nos a viver para Deus e falando a Deus em nosso favor.

A presença do Espírito Santo nos deixará sempre desconfortáveis com a presença da injustiça, da mentira, da maldade e de tudo que contraria o caráter de Deus. Mas podemos emudecer o Espírito Santo, resistindo à sua influência. Ele poderia nos submeter à força, mas jamais o faz, pois é libertador e não, escravizador! A dádiva do Espírito nos ensina que Cristo não deu-se por nós, mas deu-se a nós. Ele está conosco! Como isso afetará nosso dia? Se temos o Espírito, vivamos pelo Espírito e tenhamos atitudes Espirituais!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui