A Bahia é o estado com maior produção de mamão do país

A Bahia é o estado com maior produção de mamão do paísA produção de mamão no estado da Bahia vem ganhando novos investimentos e garantindo melhoria na qualidade do fruto. O estado é o maior produtor e só no extremo sul são mais de 12.000 hectares plantados com o mamão.

Na cidade de Eunápolis no extremo Sul baiano, a plantação de mamão é associada com outras culturas. De acordo com produtor Wagner Kunzendorff a associação com os frutos é garantia de rentabilidade: “A gente planta o mamão junto com o café, para que o mamão possa fomentar o plantio de café e adubar. Com esse processo o custo do café sai praticamente zero”.

É preciso cuidado e investimento na plantação, através do controle das pragas e o uso de tecnologias como o sistema de irrigação, que se tornou comum nas lavouras da região. A vantagem é que os cuidados com uma cultura contempla a outra, como explica o gerente da fazenda Márcio Pinto: “Toda a estrutura que é feita com o café o mamão aproveita, então o único custo com o mamão é a manutenção”.

O cultivo das lavouras de café e mamão associadas geram mais emprego e renda, colaborando com o desenvolvimento regional. Uma média de 180 empregos são gerados na Fazenda Graciosa, considera modelo de produção na cidade de Eunápolis.

O próximo investimento na fazenda será a plantação de cacau, associada ao café, que estima uma produção de 100 sacas por hectare. “Serão implantados uma média de 10.000 mudas, com dez variedades. Vamos trabalhar com mudas clonais e de enxertia e produzir o próprio viveiro”, afirma Kunzendorff em reportagem da TV Mercado.

O consumo do mamão tem sido cada vez maior, pois este possui uma série de benefícios para a saúde. O fruto é rico em vitamina C e A, tem alta densidade de potássio e cálcio e é indicado contra hipertensão e prevenção de problemas cardiovasculares.

Esta reportagem faz parte de uma série sobre a agricultura no extremo sul do estado, na próxima matéria a TV Mercado vai mostrar uma produção de cacau irrigado no extremo sul baiano.

 

Fonte: Mercado do Cacau

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui