77% dos deputados da Bahia tentam reeleição como estadual ou federal

Seis atuais deputados estaduais querem a Câmara Federal.

Dos 38 representantes da Bahia em Brasília, 28 querem a reeleição.

77% dos deputados da Bahia tentam reeleição como estadual ou federalDos 101 deputados eleitos pelos baianos – entre os 68 estaduais e os 38 federais -, 77,2% tentam a reeleição ao cargo, no dia 5 de outubro, primeiro turno das eleições gerais. De acordo com dados levantados pelo G1 via Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 371 candidatos almejam ocupar uma vaga na Câmara Federal e, desse total, 28 deles já atuam na Casa.

Na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), dos 63 deputados em exercício, 50 querem reeleição. No total, segundo dados do TSE, o Estado tem 656 candidatos a deputado estadual.

Dos deputados estaduais em exercício, seis se candidataram ao cargo de deputado federal, são eles Cacá Leão (Partido Progressista), Elmar Nascimento (Democratas), Mário Negromonte Jr. (Partido Progressista), Paulo Azi (Democratas), Ronaldo Carletto (Partido Progressista) e Yulo (Partido dos Trabalhadores).

A Câmara

Os deputados federais são os representantes da sociedade no Poder Legislativo. Entre as funções, está legislar sobre os assuntos de interesse do povo e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Na Câmara são discutidas e aprovadas, por exemplo, propostas que se referem a economia, educação, saúde, transporte, habitação. A Casa é composta de representantes de todos os Estados e do Distrito Federal.

A Assembleia

A ALBA é o órgão deliberativo do Poder Legislativo. Os parlamentares discutem, criam e votam novas leis e também a atual legislação do Estado. Os deputados se dividem em comissões que discutem e opinam sobre os projetos em tramitação, além de fiscalizar atos do Governo, fazer estudos, audiências e debates com temas de interesse da sociedade. É a Assembleia que discute e vota matérias de competência do Estado, como os orçamentos, o sistema tributário, as operações de crédito, os planos de desenvolvimento e assuntos relacionados aos servidores.

 

 

 

Fonte: Lílian Marques/G1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui