Sessão solene traz coordenador-geral dos Consórcios de Saúde da Bahia; ouça

Sessão Solene aconteceu debateu a Policlínica Fotos: Wesley Morau/OSollo

Nesta quinta-feira (28), ocorreu no plenário da Câmera Municipal de Vereadores de Teixeira de Freitas, a Sessão Solene voltada ao tema Policlínica. Além da vereadora Erlita Conceição de Freitas – autora da indicação da reunião Solene -, compareceram para compor a mesa o coordenador-geral dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela; os vereadores de Teixeira de Freitas, Leonardo do Sindicato, Ronaldo Baitacão e Marcílio Goulart; o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco; o ex-secretário de Saúde, Eujácio Dantas; a diretora da Policlínica, Lizandra Amim; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, Félix e o Comandante da 87ª CIPM, Major Sílvio Nunes.

Sessão solene traz coordenador-geral dos Consórcios de Saúde da Bahia; ouça
O coordenador-geral dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela

O coordenador-geral dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela, explicou como funcionará a Policlínica, que é a primeira do tipo a ser aprovada na Bahia. “A Policlínica vem para atender a média e alta complexidade”, detalhou

A parlamentar da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Erlita Conceição de Freitas

A vereadora Erlita Conceição de Freitas acredita que o extremo sul vai avançar com a unidade. “A expectativa é muito grande com a vinda da Policlínica à região. Os usuários contarão com serviços especializados de média e alta complexidade”.

Sessão solene traz coordenador-geral dos Consórcios de Saúde da Bahia; ouça
O ex-prefeito municipal de Teixeira de Freitas, João Bosco

Ao se dirigir à tribuna da Câmara, o médico e ex-prefeito João Bosco falou da importância da Policlínica. “É uma boa notícia para Teixeira de Freitas e as cidades do extremo sul que irão ser atendidas. Nossa região ganha com isso”, disse o ex-prefeito João.

O coordenador-geral dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela explicou como funcionará a unidade. “A unidade da Policlínica do extremo sul contará com dois únicos mantenedores: O próprio Consórcio Público da Policlínica – que entrará com 60%; e o Governo da Bahia que dará uma contrapartida na ordem de 40%. Cada um dos 13 municípios contará com sua cota, proporcional ao tamanho da população. Ofertará 28 médicos, 02 enfermeiros, 04 técnicos de enfermagem, e outros profissionais. A unidade vai ofertar consultas, exames e pequenas cirurgias. Estão entre as 18 especialidades que serão disponibilizadas: angiologia, cardiologia, otorrino, urologia, pediatria, gastro, dermatologia, reumatologia e outras.

Relatora da indicação da Sessão Solene, Erlita, posou ao lado de representantes de movimentos sociais

Ele informou ainda que a Policlínica em Teixeira de Freitas – formato inspirado nas Policlínicas do estado do Ceará –, chega para atender uma demanda de 13 municípios. “Serão 7 mil consultas por mês. Os municípios em questão fazem parte do Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul, representada pela 9ª Dires – Diretorias Regionais de Saúde. São eles: Teixeira de Freitas, Itamaraju, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri, Lajedão, Ibirapuã, Medeiros Neto, Itanhém, Veredas e Jucuruçu”, concluiu Nelson Portela.

O lançamento da Policlínica está previsto para novembro, com data a ser marcada.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui