6 passos para controlar sua vida financeira

Ter uma vida financeira equilibrada, manter as contas em dia, conseguir poupar e ainda investir algum dinheiro é o sonho de muitas pessoas. E para que isso aconteça, é preciso ter um bom controle financeiro.

O controle financeiro é o hábito de organizar as finanças, ou seja, controlar as receitas e despesas do mês, considerando todas as contas fixas e os gastos gerais. Infelizmente, poucos realmente se interessam e correm atrás desse objetivo. Mas ao invés de deixar apenas como meta para o próximo ano, por que não começar agora mesmo a mudar seus hábitos?

A principal vantagem de conseguir controlar sua vida financeira é viver bem no presente, e se preparar para estar bem também no futuro. Por isso, trouxemos 7 passos que podem te ajudar a organizar e controlar sua vida financeira! Vamos lá?

Elabore um orçamento da sua vida financeira

Quanto você gasta por mês? Quanto sobra? Quanto você precisa guardar para comprar, pagar, ou fazer aquilo que mais deseja? Para que você consiga determinar objetivos concretos, é fundamental fazer um orçamento, pois ele te permite visualizar quanto dinheiro será necessário para atingir o seu propósito.

E para elaborar o seu orçamento pessoal, você deve registrar todos os ganhos e gastos que tiver mensalmente. Anote tudo, incluindo aquela balinha que você comprou na padaria. Supermercado, farmácia, idas ao cinema, restaurantes, gastos com transporte, enfim, tudo o que você gastar deve incluir.

Elabore um orçamento para controlar a sua vida financeira

Elabore um orçamento para controlar a sua vida financeira

Tenha um planejamento financeiro

Você precisa aprender a definir os seus objetivos financeiros, e para isso é preciso ter um planejamento. O planejamento financeiro envolve definir um objetivo, traçar metas e determinar meios para atingir o que deseja. Ou seja, você precisa saber aonde quer chegar e obter conhecimento sobre o que e como fazer para alcançar isso.

E lembre-se: planejar significa pensar no amanhã, mas agir hoje. Não basta anotar seus objetivos no papel e não fazer nada para realizá-los, ok?

Invista em educação financeira

Se você tem tempo para acessar suas redes sociais, com certeza você também terá tempo para ler sobre finanças. Crie o hábito de estudar e ler muito sobre o assunto, que é de extrema importância. Não fique satisfeito apenas com a opinião do gerente do banco ou daquele amigo que diz entender muito de finanças.

Se for preciso, compre um bom livro ou até cursos de educação financeira. Lembre-se de adicionar esses custos em investimentos, ok? No futuro você agradecerá!

Aproveite seu tempo para ler, estudar, fazer cursos e ver vídeos sobre finanças!

Aproveite seu tempo para ler, estudar, fazer cursos e ver vídeos sobre finanças!

Faça uma reserva para emergências

Ninguém sabe como será o dia de amanhã, então é importante estar preparado. Imprevistos acontecem, então monte uma reserva para emergências, que como o próprio nome diz, é justamente para se preparar para emergências financeiras, ou seja, aqueles problemas que ninguém está esperando: consertos em casa, problemas de saúde, perda do emprego, etc. Comece a guardar um dinheirinho separado e crie um fundo de emergências. Isso irá te garantir mais tranquilidade financeira nos momentos de aperto!

Tenha disciplina

Sem disciplina será muito difícil controlar a sua vida financeira. Para criar um planejamento e fazê-lo acontecer, é preciso ser uma pessoa disciplinada. Não ter disciplina é gastar mais do que você havia calculado, deixar de investir, e esquecer completamente do seu orçamento e planejamento mensal. Por isso, tenha cuidado, e trate suas finanças com seriedade.

Fique de olho no seu planejamento financeiro: tome cuidado com gastos desnecessários.

Fique de olho no seu planejamento financeiro: tome cuidado com gastos desnecessários.

Trabalhe sua mente

Você pode ter criado o melhor orçamento e um excelente planejamento, mas se você não tiver a consciência da importância deles na sua vida financeira, gastar e comprar coisas por emoção e não ter disciplina com suas finanças, provavelmente nada irá adiantar. É preciso trabalhar a mente antes de tudo para ter um bom controle financeiro.

Defina o que você deseja alcançar
Trace suas metas
Defina os meios.

Fonte.: Prime Cursos

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui