Ampliar o vocabulário pode melhorar a habilidade de comunicação, aumentar a capacidade de pensamento e raciocínio, e ainda fazer com que você ganhe pontos na carreira, independente da área de atuação.
Ter um bom vocabulário é fundamental para se destacar e obter sucesso pessoal e profissional, e isso inclui expressar-se adequadamente, ter alto poder de interpretação de texto e uma boa escrita.
Existem diversos estudos que relacionam o domínio de um rico vocabulário ao sucesso profissional. As pessoas bem sucedidas, de fato, sabem se comunicar de forma adequada.
A formação de um bom vocabulário é o resultado da formação cultural, que está associada ao hábito de leituras frequentes e variadas, à apreciação da arte em suas diversas formas, ao convívio com pessoas cultas, à prática da escrita e ao contato com variadas áreas do conhecimento.
Ao ampliar o vocabulário, novas palavras e expressões começam a aparecer na hora de se comunicar e de escrever. Porém, não basta apenas conhecer vocábulos diferentes, é preciso saber empregá-los, conhecer seus sinônimos e analisar qual se encaixa melhor na ideia que você deseja compartilhar.
Selecionamos 5 dicas para quem deseja ampliar o vocabulário, veja abaixo:
Leia todos os dias
Adote o hábito de ler diariamente, não apenas livros, mas diversos artigos e textos de diferentes temas. A leitura é um excelente exercício para o cérebro, a pode aumentar a capacidade de interpretação e ajudar no armazenamento de informações importantes.
Leia obras diferentes para ter contato com palavras diferentes. Obras clássicas, por exemplo, podem ajudar a conhecer palavras que não fazem parte do nosso cotidiano, fazendo com que o vocabulário se expanda.
Ler boas obras pode ajudar no aprendizado da aplicação adequada das regras da gramática normativa. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Oxford e divulgado pela Revista Veja, as pessoas que leem não por obrigação, mas sim por vontade própria, têm mais chances de evoluir profissionalmente, devido à ampliação de vocabulário e, consequentemente, à compreensão de conceitos abstratos, resultante do hábito de leitura.
Evite palavras vagas e generalistas
Existem palavras em nosso idioma, conhecidas como “palavras-ônibus”, que são utilizadas de forma vaga e generalista, e que podem apresentar diversos sentidos. Utilizar essas palavras no dia a dia é fácil e simples, porém, pode empobrecer a língua ao nomear um só termo ao invés de um termo próprio para cada item, como objetos e seres. Veja alguns exemplos:
- legal
- coisa/coisar
- troço
- parada
- treco
- tipo
- lance
Escreva com frequência
Ao ler, você aprende novas palavras, e ao escrever, você poderá memorizá-las mais facilmente. Escrever ajuda a estimular o cérebro a compreender as derivações das palavras, utilizar sinônimos, e fixar os vocábulos na memória.
Aprenda a usar os sinônimos
Procure os sinônimos das palavras que você utiliza diariamente, assim, você consegue evitar a repetição constante das mesmas palavras. Veja alguns exemplos:
Em vez de dizer educado, diga: cortês; polido; gentil.
Em vez de dizer chato, diga: desagradável; inconveniente.
Em vez de dizer legal, diga: agradável; interessante.
Converse com pessoas diferentes
As pessoas ao seu redor também podem ajudar a ampliar o seu vocabulário. Conversar é um hábito muito importante para quem deseja aprender novas palavras e maneiras de se expressar. O ideal é conversar sobre assuntos diferentes e com pessoas diferentes, ou seja, de idades diferentes que a sua, outras profissões e preferências.
Isso pode fazer com que você entre em contato com palavras que antes não conhecia e que passará a reconhecer. Independentemente de serem mais escolarizadas ou menos escolarizadas, todas as pessoas possuem conhecimentos e vocabulários diferentes, que podem enriquecer o nosso próprio vocabulário.
Seja curioso
Uma característica muito importante para quem deseja ampliar o vocabulário é a curiosidade. Mas não confunda, não estamos falando de ser uma pessoa intrometida, e sim, que gosta de aprender.
Ser curioso faz com que você pesquise novos assuntos, temas e com isso, encontre novas palavras. Porém, para que os benefícios apareçam, a pesquisa precisa ser constante. Quando ver uma palava nova, pesquise o seu significado, sinônimos e aplicações.
Nunca ignore uma palavra nova. Pare, e tente adivinhar o seu significado. Depois, consulte no dicionário e confirme — ou aprenda. Se você não quiser andar por aí com um dicionário, aproveite e instale no seu smartphone ou use um dicionário online.
Esperamos que as dicas possam ajudar a ampliar o seu vocabulário!
Fonte: Prime Cursos