5º Encontro de Cordas: a história real com jeito de sonho e trilha erudita

“Evento com presença de professores de reconhecimento internacional. Todas as noites, apresentações artísticas. Os eventos serão realizados em auditórios, sala de concertos, praças públicas, e ginásio de esporte. ”

5º Encontro de Cordas: a história real com jeito de sonho e trilha erudita

 A contagem regressiva começou, com ela, intensificam-se os ensaios, os ajustes dos instrumentos, os preparativos, a arrecadação de fundos – afinal todos querem participar. O frio na barriga cresce, a correia da produção aumenta e os sons seguem no ar. Faltam poucos dias para o 5º Encontro de Cordas do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento- ICED. Os artistas são as crianças, adolescentes e jovens de toda a região que, diariamente, lapidam seus talentos e fortalecem suas próprias histórias e autoestima. O atrativo é a boa música, que neste ano terá repertório inovador com o tema “Do Erudito ao Tropicalismo”. O evento será de 17 a 22 de julho, em Teixeira de Freitas, no salão da Igreja Batista Memorial e em apresentações itinerantes, distribuídas pela cidade como cápsulas de arte e alegria.

Essa história real que exalta a cultura, tem jeito de conto de fadas, sonoridade poética, mas é vida real. E, justamente por isso tem dureza, dificuldades, persistência e superação. Em cada artista, um universo inteiro e toda a sua complexidade. Em cada grupo participante, sua própria superação. Para participarem do Encontro, houve quem organizasse eventos, bazar, vendesse guloseimas… Cada um a seu modo está vindo participar. O esforço, eles sabem, vale a pena. O evento é uma oportunidade de aprender ainda mais, é a chance de uma experiência como concertista. Mais do que isso, é uma vitrine capaz de mostrá-los para todo o país e até para o exterior. Entre os professores, o ICED convidou importantes artistas, vários deles são estrangeiros e estarão aqui vendo de perto esses talentos, futuros profissionais. Serão, aproximadamente, 300 participantes.

50 anos de lá, 5 de cá

O Encontro de Cordas é um evento que já faz parte do calendário Cultural do Extremo Sul da Bahia, Nordeste de Minas Gerais, Norte do Espírito Santo e do turismo nacional com projeção internacional. Há cinco anos o Encontro promove conhecimento e encanta plateias. Trata-se de uma reunião de sonhos e talentos embalada à música. Há cinquenta anos, outros jovens, também movidos por sonhos e ideais, criaram um movimento também embalado à boa música. O tropicalismo foi uma renovação cultural e musical. Revelou nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Gosta…. Essas semelhanças e todos os contrastes, justificam o tema escolhido. “A ousadia nos atrai”, conta o maestro Orley Silva, grande idealizador do ICED.

As inscrições seguem abertas (http://iced.org.br/destaque/inscricao-5-encontro-de-cordas-do-iced/) no site do ICED. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Assim como os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro, sintonizando a eletricidade com as informações da vanguarda erudita, o 5º Encontro será um momento de progresso na vida dos alunos participantes. Junto às aulas práticas, haverá promoção do conhecimento científico.

Produção cientificamente musical

O evento científico será nos dias 20 e 21 de julho e faz parte do Encontro de Cordas. Trata-se do 2º Colóquio Nacional de Educação Musical com a temática “A Influência de Movimentos Musicais na Produção Musical Brasileira como Recurso Didático para o Ensino de Música”. Será o momento “ que vai viabilizar um espaço permanente e dialético para que propostas e reflexão de práticas cotidianas do ensino da música possam ter efetividade e melhores resultados neste fazer educativo”, explicou Gislaine Romana, presidente do ICED.

Os encontros serão na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus X, também em Teixeira de Freitas, com a presença de convidados especiais e profissionais renomados no ensino de música. As inscrições estão abertas (http://iced.org.br/destaque/inscricao-2-coloquio-nacional-de-educacao-musical/) e devem ser feitas no site da organização.

Outras informações:

  (73) 3013 55 15

decom@iced.org.br

Site: iced.org.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui