5º batizado de capoeira acontece na Vila de Santo André

Fotos: Well de Souza

A festa tradicional e cheia de atrações culturais e turísticas, reuniu moradores e viajantes com o apoio da prefeitura de Santa Cruz Cabrália

A capoeira, expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música tem seu destaque na Vila de Santo André com as aulas ministradas pelo professor Pinguim, integrante da Associação de Capoeira do Sul da Bahia, criada e conduzida pelo mestre Railson. E foi com a presença de mestres, contra-mestres e capoeiristas da região, que aconteceu o 5º batizado de crianças e jovens do povoado.

Recepcionados na Aldeia Tangerina, as crianças e jovens receberam uma chuva de pétalas de flores e partiram num cortejo pela rua principal entoando cantos acompanhados das batidas dos berimbaus (berimbaladas), até a Vila Criativa, onde aconteceram aulas com o mestre Railson, apresentação de profissionais, maculelê e recebimento dos cordões de capoeira.

O apoio ao evento veio da secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Santa Cruz Cabrália e do trade turístico da Vila que apadrinhou os jovens capoeiristas. O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, que esteve presente no evento juntamente com a secretária Patrícia Martins, disse que ficou encantado com a realização do batismo e que o município apoia e incentiva todas as manifestações culturais em Cabrália. “Me emocionei ao ver a comunidade de Santo André engajada, participando ativamente deste encontro que tem como principal objetivo, integrar a comunidade e manter os jovens no caminho do esporte e da saúde, afastando-os de tudo que lhes faz mal”, disse o prefeito em tom emocionado.

Fonte: assessoria do projeto

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui