Um dos principais problemas ao perder um celular é deixar que outra pessoa, ou mesmo um ladrão, no caso do usuário ter sido roubado, tenha acesso a todas as suas informações que podem ser acessadas pelo smartphone. Muitas vezes os usuários deixam disponíveis acesso fácil a todos os aplicativos sem que a outra pessoa que esteja em posse do smartphone tenha dificuldades em acessá-las e utilizá-las da maneira que bem entenderem.
Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de colocar informações no seu smartphone, afinal de contas, você nunca sabe quando poderá perdê-lo ou acabar sendo roubado por aí. Abaixo reunimos cinco dicas que deixarão a tarefa de qualquer pessoa mal-intencionada mais difícil na hora de acessar as informações de seu celular e que irão garantir a integridade e a privacidade dos seus dados.
Bloqueie a tela do seu celular
Esse é um dos métodos mais comuns para inibir a tentativa de outros de utilizarem seu smartphone. O bloqueio da tela inicial do celular é um obstáculo logo de cara que qualquer ladrão terá de enfrentar sem antes ter tido acesso a qualquer informação contida no aparelho. O recurso é bem fácil de configurar, onde o usuário pode escolher por uma senha deslizante, numérica ou um código PIN.
O iPhone 5S, por exemplo, possui um recurso ainda mais moderno. A Apple introduziu o scanner de digitais que permite que apenas o dono do aparelho consiga desbloqueá-lo com a sua digital. Do contrário, não adianta nem mesmo o ladrão ou outra pessoa mal-intenciona tentar adivinhar a combinação da tela de bloqueio.
A desvantagem desse mecanismo é que se torna incômodo ter que desbloqueá-lo todas as vezes que for preciso utilizar o aparelho. A dica para minimizar isso é lembrar-se de ativar a tela de bloqueio apenas quando você sair de casa.
Faça uso de recursos remotos
Recursos remotos ainda são desconhecidos por boa parte dos usuários. Porém, eles são muito úteis na hora de encontrar um smartphone perdido. Para quem possui iPhone, a Apple colocou em seu aparelho, desde a versão 3.0 do iOS, o recurso “Buscar Meu iPhone”. Por meio dele é possível que o dono saiba onde o seu aparelho está caso o tenha perdido, esquecido em algum lugar ou tenha sido roubado e quer saber exatamente onde encontrá-lo. O interessante é que o aplicativo da Apple vai além de mostrar ao usuário onde o seu aparelho está. Você pode escolher travar imediatamente o seu dispositivo e enviar uma mensagem com um telefone para contato para que a pessoa que está em posse do seu iPhone possa realizar o contato com você a fim de devolvê-lo. Existe também a função “Apagar iPhone”, que apaga todos os dados do aparelho. Para você realizar a ativação, basta acessar a página do iCloud e ir no menu “Configurações”. O recurso é disponibilizado para todos os aparelhos da Apple, desde iPods e iPads, a Macs.
Se você é usuário Android e quer ter um sistema similar ao da Apple, conforme explicado acima, saiba que os aparelhos possuem suporte a um mecanismo de consulta por meio de sua própria conta Google. Este serviço denominado de Gerenciador de Dispositivo Android é capaz de revelar a localização de seu aparelho dentro de um mapa, além de apagar os dados existentes no smartphone e possibilitar o bloqueio do aparelho remotamente. Para isto, basta acessar o aplicativo Configurações do Google e ir para a opção Gerenciador de Dispositivo Android para ativar as opções. Vale lembrar que se você costuma desabilitar o serviço de GPS do seu aparelho com a finalidade de poupar bateria ou de não ser encontrado por alguém, você não poderá descobrir onde seu smartphone está caso o acabe perdendo.
Aparelhos BlackBerry também possuem um recurso de proteção de dados que pode ser encontrado no menu de configurações do sistema. O BlackBerry Protect também consegue bloquear remotamente o seu aparelho para que ninguém consiga visualizar as suas informações. Um número de contato ou e-mail pode ser enviado à distância para o seu aparelho para que alguém possa entrar em contato com você. Assim como os aparelhos Android e iOS, o serviço disponível para BlackBerrys também fornece a localização do dispositivo.
Quem possui aparelhos equipados com Windows Phone conseguem resolver ou minimizar o problema da perda através da ferramenta Localizar Meu Telefone. A fácil configuração é um ponto forte do sistema, que se configura automaticamente assim que você o acessa por meio de uma conta Microsoft.
Realize backup de seus arquivos
Este também é um dos métodos bastante utilizados por vários usuários. Fazer backup de seus arquivos é uma ótima ferramenta não somente para garantir a segurança de suas informações e arquivos caso você tenha um problema técnico com seu dispositivo , mas também para se livrar de problemas maiores caso você seja roubado ou perca o seu aparelho.
O Google fornece em seus aparelhos Android a proteção de todos os dados contidos nos aplicativos, assim como senhas de rede Wi-Fi, preferências do celular e outras informações. Para ativar essa proteção, basta ir até a seção Backup e Restauração em Configurações. Desse modo, tudo ficará guardado na nuvem caso você precise recuperá-los posteriormente. Similarmente, a Apple oferece opções de backup para seus usuários. Na seção Armazenamento e Backup, nas configurações da página do iCloud.
Fotos, músicas e vídeos, por exemplo, são arquivos que não devem ser esquecidos e protegidos contra pessoas mal-intencionadas. Por isso, o ideal é realizar o backup de todos esses conteúdos de mídia em aplicativos como o iCloud, Dropbox, OneDrive e Flickr.
Criptografe seus dados
Todas as dicas que falamos até agora já garantem uma ótima segurança de seus dados e informações em seu smartphone ou outros dispositivos. Mas talvez nenhuma delas seja tão eficiente e protegerá seu aparelho da ousadia de outras pessoas quanto a criptografia de dados. Criptografar dados garante um nível adicional de segurança, inibindo até mesmo hackers de terem acesso às suas informações. Caso você tenha conteúdo de grande importância em seu dispositivo é recomendável utilizar essa dica a partir de agora.
Isso é possível de ser realizado quando você configura um código para o dispositivo nos aparelhos iOS. Para fazer este procedimento é preciso acessar Ajustes > Touch ID e Código (no iPhone 5S) ou Ajustes > Código (outros modelos) e tocar em “Ativar Código”.
No BlackBerry existe um recurso disponível parecido com o da Apple. Neste caso, basta acessar a seção Configurações, depois Segurança e a seguir Encriptação. Aparelhos com Windows Phone também fornecem essa ferramenta. O Windows Phone 8 automaticamente executa a encriptação dos dados que estão contidos no cartão de memória do aparelho por meio do Encryption, evitando que os dados contidos nele possam ser lidos sem que você permita.
Entre as desvantagens da encriptação dos dados está o fato de que algumas operações do seu smartphone ficarem mais lentas, visto que todas as informações precisam ser decodificadas antes de serem acessadas.
Configure seus aplicativos
Os próprios aplicativos possuem algumas formas de evitar que qualquer pessoa possa postar conteúdo ou ter acesso a informações sem seu consentimento. O Facebook, um dos apps mais utilizados nos smartphones, disponibiliza a opção “Onde Você está Conectado”, que pode ser acessado na seção Segurança dentro da página Configurações. Por meio desse recurso é possível que você visualize quem está conectado em sua conta e, caso deseje, desconectá-las.
Os emails também podem ficar salvos caso você utilize o Gmail, por exemplo. Localizado no canto inferior direito da caixa de entrada, o link “Detalhes” também permite visualizar quem esteve conectado em sua conta e realizar o cancelamento de qualquer atividade suspeita.
Vários outros aplicativos também possuem esse mesmo tipo de função, que pode ajudar você a descobrir quem está acessando suas contas e aplicativos indevidamente.
Com a aplicação dessas dicas, fica muito mais fácil conseguir localizar seu aparelho ou proteger os dados contidos nele. É importante que, caso você tenha perdido seu celular ou tenha sido roubado, acesse imediatamente suas contas para que possa realizar o bloqueio de seu aparelho e da visualização de suas informações o mais rápido possível. Dessa forma, você estará garantindo que seus dados não caiam nas mãos de pessoas erradas até que você decida o que fazer para recuperar o seu dispositivo.
Fonte: Canal Tech