O encerramento do 4º Festival Gastronômico de Eunápolis aconteceu na noite desta quarta-feira, 27 de setembro, na Loja Maçônica Fraternidade 05 de novembro, no centro da cidade.
O evento gastronômico aconteceu entre 25 e agosto e 12 de setembro, com 43 empresas participantes e 49 opções de pratos para saborear.
O Festival foi realizado pelo Sebrae e CDL Eunápolis, tendo correalização da Prefeitura de Eunápolis, Abrasel e Senac, com o tema “Sabores da Terra”. A proposta foi de incentivar a criatividade com pratos autênticos.
Os resultados foram considerados positivos. Foram vendidos 5.671 pratos elaborados para o festival, o que representou 218 mil reais de faturamento. No total, foram mais de 51 mil pratos, chegando a mais de 1,6 milhão de faturamento.
De acordo com Alex Brito, gerente regional, destacou que o Sebrae realiza e apoia sete festivais no extremo sul da Bahia em 2023.
“Em Eunápolis, a gente esperava superar 2022 e de fato aconteceu. Elevamos o faturamento dos negócios, o que para nós é muito satisfatório. É gerar e manter empregos, renda para nossa região. E parabenizar os restaurantes, que participaram de forma efetiva das capacitações“, disse Alex.
Rosemberg Pereira, presidente da CDL de Eunápolis, reiterou a importância da iniciativa, com inovações e capacitação. “Isso atrai todos os moradores. A cidade é líder de uma microrregião que engloba quase 600 mil habitantes“.
“Um quadro de quase 200 pessoas capacitadas e, nesse ano, vai haver capacitações após o festival, direcionando para um melhor atendimento, melhores pratos“, acrescentou.
Júlia Oliveira, diretora de Comunicação, representando a prefeita Cordelia Torres e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Viana, relatou a satisfação da gestão municipal. “Foi um evento que proporcionou uma economia muito grande para o nosso município. É algo histórico que a nossa gestão está trazendo, que a prefeita sempre fala: Eunápolis nasceu para ser grande“, comentou.
Bruno Fernandes, coordenador de Eventos, relatou a felicidade do Senac em ver o resultado desta edição do festival. “A gente percebe a evolução das empresas, o quanto os restaurantes têm demonstrado satisfação em participar. Isso nos motiva a nos dedicar cada vez mais“.
“O Festival vem com o intuito também de desenvolver as empresas e a gente entende que ele deixa um legado, dando continuidade ao que o festival já realizou“, acrescentou ao informar que novas capacitações para garçons estão sendo programadas.
O encerramento foi acompanhado por empresários da gastronomia de Eunápolis, servidores públicos, representantes da Veracel Vanessa Freitas e Izabel Bianchi, além de autoridades.