4º caminhada do Porto Seguro Rosa mobiliza a sociedade

Sob a manhã ensolarada desta quarta feira, 26/10, aconteceu a 4º edição da caminhada do Porto Seguro Rosa, confirmando a relevância incontestável da forte mobilização social, reunindo centenas de pessoas na permanente luta contra o câncer de mama. O encontro destacou-se pela sensibilidade e emoção na abertura do evento, quando os participantes realizaram abraço simbólico ao redor do Trevo do Cabral, local da concentração.

A grande caminhada, que contou com as presenças da prefeita Cláudia Oliveira, da secretária de saúde, Edna Alves, do mastologista Hugo Cedro, pacientes em tratamento oncológico e sociedade civil, percorreu as principais ruas do centro comercial da cidade, tomadas pela alegria e pela cor rosa, em diferentes tonalidades, tendo o objetivo de reforçar a importância do fortalecimento da saúde da mulher, por meio da prevenção.

4º caminhada do Porto Seguro Rosa mobiliza a sociedade

Durante o percurso, a secretária de saúde, Edna Alves, parabenizou à prefeita Cláudia Oliveira pela iniciativa da gestão municipal ao implantar a campanha Decisão de Peito, em 2013. “Parabenizo a prefeita Cláudia Oliveira pela brilhante ação estratégica inovadora, no enfrentamento do câncer de mama em nosso município e todos os profissionais que acreditam e desenvolvem o projeto dessa magnitude em nossa cidade. Trata-se de um projeto exitoso que tem aumentado as chances de salvar vidas, registrando com sucesso a redução do número de óbitos por câncer de mama, contribuindo decisivamente para o fortalecimento da saúde da mulher, é uma experiência exitosa que possibilita resultados efetivos de rastreamento e controle da doença, que incluem a promoção à saúde, prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidados”, afirma.

4º caminhada do Porto Seguro Rosa mobiliza a sociedade

Resultados exitosos

Em três anos de atuação do Porto Seguro Rosa, o município contabiliza 12.199 mamografias realizadas em três anos, com média anual de 4.066 exames, obtendo um aumento significativo comparado aos exames ofertados antes da existência do projeto.

4º caminhada do Porto Seguro Rosa mobiliza a sociedade

Para a prefeita Cláudia Oliveira, os benefícios do Porto Seguro Rosa evidenciados por expressivo indicadores, ampliam ainda mais a vontade de intensificar ações no rastreamento do câncer de mama. “O aumento expressivo de mulheres tendo acesso a exames de mamografia, com qualidade técnica e médica, ofertados pelo Sistema Único de Saúde, em Porto Seguro, significa muito para mim enquanto gestora, pois a intenção é intensificar as ações, oferecendo toda a nossa atenção, respeito e assistência adequada. É motivo de grande alegria ter a confirmação que muitas mulheres estão tendo seus direitos assegurados, recebendo tratamento adequado no estágio inicial do câncer, sendo curadas, comprovando a eficácia dos serviços ofertados”, declara.

4º caminhada do Porto Seguro Rosa mobiliza a sociedade

Ascom- Secretaria de Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui