O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), o Grupo Humanos e o Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (GAPA), estão realizando mais uma iniciativa em favor da saúde pública. A “Operação Carnaval com Prevenção” funciona como um reforço à campanha de prevenção à Aids em Itabuna. Essas entidades estão nestes 3 dias de carnaval antecipado na maior cidade sulbaiana, disponibilizando mais de 21 mil preservativos masculinos, 1 mil “camisinhas femininas”, 2 mil gel lubrificante e milhares de panfletos de alerta às Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids, no circuito do carnaval antecipado, como forma de alertar a população, especialmente os foliões, transmitindo a importância de se prevenir contra o HIV.
900 ativistas do Gapa, Grupo Humanus e servidores do CERPAT, estão atuando em toda a extensão do carnaval, em busca de fazer chegar ao maior número possível de foliões, as informações de prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), especialmente a Aids.
PREVENÇÃO IST/AIDS: O MELHOR PROGRAMA DO CARNAVAL
O Carnaval antecipado de Itabuna, para muitas pessoas, significa um feriadão de três dias tão aguardado e que normalmente é aproveitado para descansar, viajar ou mesmo para cair na folia. Qualquer desses programas são excelentes opções, desde que sejam sempre observados os cuidados com a prevenção contra um dos principais inimigos da saúde pública: as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Por que os casos aumentam nesta época?
Para o Secretário Municipal de Saúde, Vitor do Amor Lavinsky, “O clima propício para descontração e para a paquera, associado à ingestão de bebidas alcoólicas ou drogas, facilita a aproximação entre as pessoas e também a transmissão de diversas doenças, entre elas, a sífilis, a gonorreia, o condiloma (HPV), herpes etc, que por causarem lesões na pele, também servem de porta de entrada para o vírus da Aids.
E estes fatos nos condiciona a realizar ações preventivas em momentos cruciais, como é este caso do carnaval antecipado de Itabuna”- concluiu o secretário Vitor Lavinscky.
Ascom