44ª CIPM implementa projeto de Conselho Comunitário de Segurança Rural

44ª CIPM implementa projeto de Conselho Comunitário de Segurança Rural
44ª CIPM implementa projeto de Conselho Comunitário de Segurança Rural. Fotos: Ascom

Na manhã de segunda-feira (08), aconteceu no auditório da 44ª CIPM/Medeiros Neto uma reunião promovida pelo Comandante da 44ª Companhia Idependente de Polícia Militar, na qual se discutiu a implementação de um Conselho Comunitário de Segurança Rural (CONSEG), na zona rural de responsabilidade da 44ª.

44ª CIPM implementa projeto de Conselho Comunitário de Segurança Rural
Prefeitos participaram da reunião

O evento contou com a presença dos Srs. Manrick Teixeira, prefeito de Vereda, Mildson Medeiros, prefeito de Itanhém, e Calixto Ribeiro, prefeito de Ibirapuã, além de presidentes de Sindicatos rurais e demais representantes de propriedades rurais.

De acordo com o Maj PM Leão, comandante da 44ª CIPM, a ideia do Conselho Comunitário de Segurança Rural surgiu para criar um espaço onde todos possam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento aos problemas de segurança pública, orientados pela filosofia de polícia comunitária.
44ª CIPM implementa projeto de Conselho Comunitário de Segurança Rural
“Desse modo, tal iniciativa busca atender aos anseios de pequenas comunidades e produtores rurais, os quais possuem como desafios o aumento de ocorrências nas áreas rurais, somado à dificuldade de acesso a determinadas localidades, fatores estes que refletem em maior vulnerabilidade para as pessoas no campo. Daí foi necessário desenvolver um projeto que atenda a essa necessidade” enfatizou o comandante.

Na sequência, o subcomandante da Unidade explanou sobre a implementação do Conseg Rural (fundamentação legal, atribuições, estrutura, beneficiados e soluções), além de esclarecer dúvidas do público presente. Também foi apresentado a proposta da Ronda Rural Georreferenciada, que já é utilizada no âmbito da PMBA, com o emprego de recursos tecnológicos propiciando o mapeamento de toda a região por meio do georreferenciamento de propriedades e estradas vicinais.

Por fim, os presentes elogiaram a iniciativa, entendendo que a mesma trará mais segurança à comunidade rural. Além disso, a implementação deste Conselho irá estreitar ainda mais a relação da comunidade e órgãos policiais, fazendo com que cooperem entre si. Ademais foi acordado entre os presentes uma nova data para formalização do Conseg Rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui