4° Festival da Lagosta do Costa do Descobrimento tem data marcada; confira!

4° Festival da Lagosta do Costa do Descobrimento tem data marcada; confira!
4° Festival da Lagosta do Costa do Descobrimento tem data marcada. Fotos Divulgação

Chegamos a 4ª edição entusiasmados com o compromisso dos participantes e a construção de uma trajetória bem-sucedida. Um pequeno movimento no povoado de Vila de Santo André ganhou espaço e vem se consolidando como produto turístico e cultural da cidade de Santa Cruz Cabrália e, este ano, será de 11 a 20 de outubro.

Além de aquecer o setor gastronômico o festival valoriza a identidade cultural e regional da culinária, envolve e gera negócios para diversos setores produtivos da região como restaurantes e seus fornecedores; hotéis, pousadas, agências de viagens e receptivos; comércio, artesanato e grupos folclóricos.

4° Festival da Lagosta do Costa do Descobrimento tem data marcada; confira!

Registrado o sucesso das três primeiras edições – 2016, 2017 e 2018 – que contou com 56 participantes, em pouco tempo o evento se tornou referência no calendário turístico, com a movimentação de visitantes na sede do município, no bairro de Coroa Vermelha e na Orla Norte (Santo André, Santo Antônio e Guaiú).

Uma realização da jornalista Léa Penteado e da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, chancela do Conselho de Turismo e apoio do Sebrae e do Senac, o evento ganhou visibilidade e foi um dos responsáveis por Cabrália ter sido um dos 05 municípios baianos contemplados a integrar o Plano Nacional de Turismo que reúne o SEBRAE, a EMBRATUR e o Ministério do Turismo no programa “Investe Turismo”.

Este plano é focado no fortalecimento da regionalização do turismo, na melhoria da qualidade e da competitividade no setor de turismo, no incentivo à inovação e na promoção da sustentabilidade e contemplou 154 municípios de 24 estados. Na Bahia, além de Cabrália, fazem parte Salvador, Mata de São João, Cairu e Porto Seguro.

Sendo assim, o Festival da Lagosta 2019 vem com uma ação promocional de turismo gastronômico visando oferecer aos visitantes sabores diversos do crustáceo e a experiência de conhecer ainda mais as belezas de Cabrália, tanto em Coroa Vermelha, como no centro histórico ou nas praias da Orla Norte.

No Brasil, o setor de alimentos e bebidas representa 40% de todo o PIB turístico, e estados como Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e a própria Bahia são valorizados por sua gastronomia. A culinária baiana, que agrega os sabores afro, português e indígena, é uma das mais ricas e diversificadas do mundo e ao menos dois destes elementos estarão presentes nos pratos criados, conforme consta do regulamento.

As inscrições para restaurantes, hotéis, bares e barracas de praia participarem estão abertas até o dia 10 de julho, e aguardem muitas novidades para este que é o maior festival gastronômico de Cabrália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui