38ª Exposição Agropecuária: stands da Prefeitura irão divulgar ações e serviços voltados ao setor agrícola do município

38ª Exposição Agropecuária: stands da Prefeitura irão divulgar ações e serviços voltados ao setor agrícola do município
38ª Exposição Agropecuária: stands da Prefeitura irão divulgar ações e serviços voltados ao setor agrícola do município. Foto Ascom

A programação da 38ª edição da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, que ocorrerá entre os dias 14 e 18 de setembro no Parque de Exposições Timóteo Brito, contará com palestras, cursos, capacitações, leilões, vaquejada e demais atrações culturais. A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, terá stands para apresentação de produtos provenientes da agricultura familiar, além de serviços da pasta. O evento contará também com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Meio Ambiente.

De quinta (15) a sábado (17), às 10 e às 15 horas, será realizada uma demonstração ao vivo da produção de ração a base de mandioca pela Fábrica Itinerante. A ação é uma parceria com a Polímata/Suzano, uma das empresas colaboradoras na implementação das unidades demonstrativas do PAT Mandiocultura, que visa estimular a cadeia produtiva da mandioca no Extremo Sul baiano; e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Portela.

Já na sexta-feira (16), acontecerá a Rodada de Negócios — parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) — , na qual os produtores locais poderão negociar diretamente com donos de restaurantes para se tornarem fornecedores, escoando diversas produções agrícolas pelo município.

A Secretaria de Meio Ambiente, por sua vez, vai oferecer serviços como: exposição e doação de mudas; balcão de atendimento para fiscalização, licenciamento e poda de árvores; exposição de artesanatos em barro, artesanatos ecológicos e sabão ecológico, e apresentação do aplicativo Cataki, plataforma da empresa Reciclart que propõe incentivar e sensibilizar sobre o descarte correto de lixo.

No mesmo dia, a partir das 15 horas, haverá a exposição do beiju produzido pela Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Comunidade Arara. O beiju é um dos 600 subprodutos possíveis da mandiocultura; o uso integral da planta é uma das orientações fornecidas pela Secretaria de Agricultura aos agricultores locais. O evento ocorrerá também no sábado (17).

“A Exposição é uma excelente oportunidade para que possamos dar visibilidade ao potencial econômico da agricultura familiar ao município”, ressalta Elenita Medrados, secretária de Agricultura. “É uma área em expansão que auxilia na geração de renda e emprego, levando em conta alternativas e possibilidades de produção”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui