2º Festival de Aves de Porto Seguro encanta visitantes

Alunos de escolas do município estavam entre os visitantes no primeiro dia do Festival. Fotos: OSollo

A Observação de Aves é uma atividade desenvolvida há mais de dois anos na região e já atraiu mais de 700 pessoas de diversos países para a RPPN Estação Veracel, que, agora, pela segunda vez, com diversos parceiros, promove o Festival de Aves de Porto Seguro.

O chefe do Parque Nacional do Pau Brasil, Fábio Faraco

O Festival é uma realização da RPPN Estação Veracel, Parque Nacional do Pau Brasil, Refúgio de Vida Silvestres do Rio dos Frades, RPPN Rio do Brasil e da Universidade Federal do Sul da Bahia. O evento também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, do Shalimar Praia Hotel, da Associação Despertar Trancoso, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, IBAMA/CETAS, Vitrine Mídia e o Grupo A.R. Hotéis e Receptivo.

O coordenador de Sustentabilidade da UFSB, Leonardo Moraes

O 2º Festival de Aves começou na quinta-feira, 30 de maio, e vai até o sábado, 01 de junho. Ele acontece no Centro Histórico da cidade, com 90 mil hectares de mata atlântica preservados na região e mais de 360 espécies de aves na natureza para o público apreciar nesta sexta-feira, das 9h às 16 horas, e no sábado, das 13h às 16 horas.

O assessor da Relações Institucionais da Veracel, Pedro Cardoso

Durante o evento estão sendo desenvolvidas atividades de educação ambiental, observação de aves em vida livre, exposição fotográfica, rodas de conversa e muito mais. O evento é gratuito.

Também serão realizadas palestras sobre “Prejuízos da caça ilegal de animais silvestres” e “Análise da biodiversidade de avifauna na região de Porto Seguro”, dentre outras.

-O palestrante e coordenador do Festival de Aves do Paraty RJ, Daniel Ciwinski

O festival tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância da conservação da natureza, usando as aves livres como principal atrativo. “Nosso objetivo com esse festival é encantar as pessoas e, para isso, nós estamos desenvolvendo diversas atividades, como exposição de fotografia, contação de historia, atividades de educação ambiental, passarinhadas, palestras e minicursos”, detalha a analista ambiental da Veracel, Priscila Sales.

Na abertura do festival, estiveram presentes secretários de Porto Seguro, equipe do Parque Nacional do Pau Brasil, equipe da Veracel, representantes dos apoiadores do evento e convidados, dentre eles, alunos de escolas públicas e particulares.

A secretária de Educação de Porto Seguro, , Janis Sousa, representando a prefeita

A prefeita da cidade, Cláudia Oliveira, comentou a importância do evento: “Sabemos que um evento dessa importância, vai além da participação de pesquisadores e simpatizantes, mas do engajamento de toda a comunidade em apreciar e preservar as espécies da nossa fauna”.

O coordenador do Avistar Brasil, Guto Carvalho

RPPN Estação Veracel: Com 20 anos de existência, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RRPN) Estação Veracel, localizada no Sul da Bahia, possui mais de 6 mil hectares que se estendem pelos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O local abriga importantes pesquisas sobre a Mata Atlântica e desenvolve programas de educação ambiental e observação de aves.

Em 1998, a Estação Veracel foi reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como RPPN e é também reconhecida como sítio do patrimônio mundial natural da humanidade pela UNESCO. Em abril, o local se tornou um centro de pesquisa e difusão científica com a implantação do Observatório de Aves – RPPN Estação Veracel.

Confira programação completa

DIA 31/05, SEXTA-FEIRA

ATIVIDADES AO AR LIVRE

Das 9 às 16h

– Contação de história no ônibus com Fada Dália

– Oficina de máscara de papel

– Oficina de pintura

– Jogos – pique-aves, corvos e corujas, presa e predador

– Jogos de mesa com o tema aves

– Exposição de fotografias

OBSERVAÇÃO DE AVES LIVRES

Às 9h e às 15h

ATIVIDADES NO MUSEU

– 9h – Palestra: “Prejuízos da caça ilegal de animais silvestres”, com Cid Teixeira – IBAMA/CETAS

– 10h – Palestra “Como a observação de aves abriu portas para o meu futuro”, com Gabriel Bonfa – estudante de Ciências Biológicas na Faculdade Pitágoras/voluntário do Projeto Harpia

– 11h – Palestra “Análise da biodiversidade de avifauna de um sistema agroflorestal na região de Porto Seguro – BA”, com Erica Bruna – estudante de Ciências Biológicas na UFSB

– 13h – Palestra “Observação de aves, educação ambiental e construção do conhecimento científico”, com Daniel Cywinski -Surukua Consultoria Socioambiental/Coordenador do Festival de Aves de Paraty

– 14h – Minicurso “Introdução à observação de aves”, com Luciano Lima – Observatório de Aves – RPPN Estação Veracel

DIA 1º/06, SÁBADO

ATIVIDADES AO AR LIVRE

Das 13 às 16h

– Contação de história no ônibus com Fada Dália

– Oficina de máscara de papel

– Oficina de pintura

– Jogos – pique-aves, corvos e corujas, presa e predador

– Jogos de mesa com o tema aves

– Exposição de fotografias

OBSERVAÇÃO DE AVES LIVRES

Às 15h

ATIVIDADES NA TENDA PRINCIPAL

13h – Roda de Conversa com jovens observadores de aves, com a participação de Gabriel Bonfa  – estudante de Ciências Biológicas na Faculdade Pitágoras/voluntário do Projeto Harpia e Maicon Santos – Associação Despertar Trancoso

14h – Palestra “Como estudamos as aves e o que elas nos ensinam”, com (Luciano Lima – Observatório de Aves – RPPN Estação Veracel.

Confira as fotos do primeiro dia do festival

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui