2ª Conferência Municipal de Saúde de Mucuri mostra avanços no setor

2ª Conferência Municipal de Saúde de Mucuri mostra avanços no setorPlenário da Câmara de Vereadores lotado e um público visivelmente interessado na discussão dos assuntos em pauta. Foi assim a abertura solene da 2ª Conferência Municipal de Mucuri, realizada na noite desta sexta-feira, 16 de julho. O tema central do evento – “Avanços e Desafios do SUS em Mucuri” – norteou os trabalhos.

Compuseram a mesa coordenadora das atividades o prefeito Paulinho de Tixa, vice-prefeito Fábio Dilson Silva Loures; vereadores Agripino Botelho Barreto (presidente da Câmara), Tazinho, Tina Guerreira, Professor Roberto e Manoel Negino; o secretário municipal de Saúde, Américo Griffo Jr.; o cap PM Anilton; José Francisco Costa Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde; e Maria de Fátima Silva Cordeiro, presidente da comissão organizadora da Conferência. O grande público presente era formado por representantes de diversos setores da sociedade civil organizada, entre eles gestores, trabalhadores, prestadores de serviços e usuários do SUS, empresários e lideranças comunitárias.

Importância da Conferência

Em todos os pronunciamentos da noite, o tom foi de unanimidade com relação à importância da 2ª Conferência para a condução das políticas públicas de Saúde no Município.

A coordenadora Maria de Fátima, emocionada, disse que o sucesso do evento representa “a concretização de um sonho compartilhado por todos aqueles que trabalham na área de Saúde. É aqui que a gente pode avaliar o quanto nós avançamos”.

O presidente do Conselho, José Francisco, popularmente conhecido como o repórter Juca Andrade, enfatizou o trabalho do órgão e teceu agradecimentos a todos aqueles que estão empenhados em melhorar a Saúde de Mucuri.

Já o cap PM Anilton fez uma providencial associação entre o nível de saúde de uma comunidade e a gradual diminuição dos boletins de ocorrência policial. “Um povo saudável e feliz implica em menos problemas na área de Segurança Pública”, assinalou o comandante da Polícia Militar.

Em nome do Poder Legislativo, o presidente Agripino agradeceu a todos e assegurou que muita coisa vai mudar positivamente a partir de agora, quando os resultados da Conferência começarem a se concretizar.

Américo Griffo Jr., secretário municipal de Saúde, destacou a intensa participação dos servidores, sobretudo os que residem nos distritos e pequenos povoados. “Essas pessoas não mediram esforços e estão aqui, marcando presença, interessadas em discutir Saúde. Vejo que é uma prova indiscutível de quanto o nosso Município está à frente nos debates”, disse ele.

O secretário agradeceu todo apoio recebido por parte do prefeito Paulinho de Tixa. “Acho que um ponto importante na condução das políticas de Saúde em Mucuri é o espírito democrático e participativo do prefeito. Por isso, ele busca o envolvimento de toda a sociedade e nos orienta a concentrar todo o trabalho na mobilização da comunidade. Por essa linha de conduta do prefeito e de todos os que trabalham na Saúde, não temos dúvida de que esta Conferência renderá excelentes frutos”, ressaltou Américo Jr.

A mesma concepção foi manifestada pelo vice-prefeito Fábio, que elogiou a participação de todos e o bom relacionamento mantido entre a Secretaria e o Conselho de Saúde, o que é fundamental para que as ações dêem certo no Município.

Finalmente, o prefeito Paulinho de Tixa, após agradecer a presença de todos e enfatizar o esforço dos membros do Conselho e a dedicação dos servidores ligados à Secretaria Municipal de Saúde, fez um resumo de todas as conquistas efetivadas em um ano e meio de governo.

Paulinho anunciou para breve o “maior plano de obras e serviços já colocado em execução na história de Mucuri”, que inclui construção de novas unidades do Programa de Saúde da Família, aquisição de mais ambulâncias, implantação do serviço Samu 192 e muito mais. “Nossa meta é viabilizar em Mucuri a melhor estrutura de prestação dos serviços de Saúde à população do Município, como exemplo para centenas de outras localidades da Bahia e do restante do País”, afirmou o prefeito.

Programação

Após os pronunciamentos, a Conferência contou com palestra sobre “O papel da Conferência na gestão do SUS”, a cargo de Josivaldo Gonçalves, agente comunitário de Saúde.

O evento tem sequência neste sábado com mais três palestras programadas: às 9 horas, “O papel do Conselho Municipal de Saúde”, por Elizabeth Morais, secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde; às 11 h, “Desburocratização, articulação intersetorial e financiamento na Saúde”, por Débora Dourado Lopes, chefe do Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde; e, às 13:30 h, “Humanização da Atenção a Saúde”, por Ricardo Heinzelmann, diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde.

No intervalo entre a primeira e segunda palestras, haverá coffee break às 10:30 h. Depois, pausa para o almoço às 12:30 h.

Ao término da terceira palestra, os participantes se reúnem para desenvolver trabalhos em grupo. Às 17:30 h, haverá escolha das propostas prioritárias para execução e eleição dos delegados municipais que representarão Mucuri na Conferência Estadual de Saúde, em Salvador.

 

Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui