28 de fevereiro vence declaração para empreendedor individual

28 de fevereiro vence declaração para empreendedor individual
empreendedor individual
Os 77 mil baianos que saíram da informalidade em 2010, ao se tornarem Empreendedores Individuais, têm até o próximo dia 28 de fevereiro para efetuar a declaração de renda e, com isso, evitar a perda dos benefícios da Previdência Social como: auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxilio reclusão. Com essa cobertura o empreendedor estará protegido em casos de doença, acidentes, além dos afastamentos para dar a luz no caso das mulheres e após 15 anos a aposentadoria por idade. Ao fazer a declaração, a família do empreendedor continuará a ter direito à pensão por morte e auxílio-reclusão.

Outro benefício que o empreendedor perde é a condição de obter crédito junto aos bancos públicos como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, com redução de tarifas e taxas de juros adequadas, ou sequer abrir uma conta empresarial. “A declaração é uma forma de comprovar à instituição financeira que o empresário está ativo e em ordem com as suas obrigações fiscais”, explicou Josélia Pontes, analista do Sebrae.

O procedimento para realizar a declaração é rápido, simples e gratuito, e pode ser feito com orientação de técnicos dos 32 pontos de atendimento do Sebrae distribuídos em todo o Estado, sempre no horário de 8h30 às 17h30. A não entrega da declaração até o dia 28 de fevereiro implicará em multa de R$ 50, além da perda automática dos benefícios da Previdência.

Para Andréia dos Santos Silva, comerciante de fraudas descartáveis e Empreendedora Individual desde maio de 2010, fazer a declaração foi rápido e tranqüilo. Ela esteve no Sebrae e com o auxílio do atendente efetuou a declaração anual. “Não levei cinco minutos com o atendente do Sebrae”, declara contente Andréia. Ela aproveitou e levou os boletos de recolhimento do INSS e ICMS deste ano.

Se optar pelo atendimento no Sebrae, o trabalhador deve se dirigir ao ponto de atendimento mais próximo, levando o seu CNPJ e a documentação da movimentação financeira, como: notas fiscais de compra de mercadorias e de venda, ou serviço prestado. O técnico irá instruir o empreendedor a preencher o formulário, no qual irá discriminar toda a sua movimentação financeira, referente a compras e vendas, desde a data em que ele foi cadastrado como Empreendedor Individual. “O procedimento é gratuito, tanto pela internet, quanto no atendimento presencial do Sebrae”, informou Josélia.

Hildiberto Santos, Empreendedor Individual do ramo de Comunicação Visual demorou de fazer a declaração por receio de ter de pagar alguma taxa. Ele compareceu à sede do Sebrae, no Centro e fez a declaração, com orientação do técnico. “Eu pensava que teria de pagar alguma coisa para fazer a declaração. Mas, quando cheguei aqui fui orientado e foi até mais fácil do que eu imaginava”, confirma Santos.

O trabalhador tem ainda a opção fazer a declaração diretamente pela internet, através do site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Ao entrar no endereço, ele deve clicar no link do Portal do Simples Nacional, acessando a página do Empreendedor Individual e selecionar a opção “Declaração Anual para o Microempreendedor Individual”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui