Em mais um dia de fiscalização intensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) voltada ao transporte de passageiros, 14 adolescentes foram flagrados viajando em pé num ônibus escolar.
Segundo a polícia, o motorista tentou fugir por um desvio, mas foi interceptado por uma equipe da PRF. No transporte escolar não é permitido ninguém viajar em pé.
O flagrante aconteceu na terça-feira (10), no Extremo Sul da Bahia A PRF não informou o município.
No mesmo dia, foram fiscalizados 24 veículos de transporte de escolares e encontradas diversas irregularidades no serviço, a exemplo:
– Em 11 ônibus, foram flagrados vários alunos sem usar o cinto de segurança. Em outros três ônibus, o equipamento de segurança se quer existia ou estava quebrado.
– Foram também emitidas outras 154 notificações para os ônibus abordados, referente a infrações como: falta de curso especializado do motorista, falta de autorização e vistoria do Detran para o veículo, pneus desgastados, tacógrafo vencido, farol queimado, entre outras infrações que comprometia a segurança viária.
– Ainda foram fiscalizados 114 táxis e veículos de transporte de aplicativo. Entre as infrações mais registradas, muitos desses profissionais estavam realizando a viagem de forma clandestina (sem ativar taxímetro ou aplicativo). Eles foram autuados por realizar serviço remunerado sem autorização do poder concedente e 21 motoristas responderão na Justiça Criminal por Exercício Ilegal de Atividade.
Em um dos táxis, o motorista estava com a CNH suspensa por já ter ultrapassado o limite de pontos na carteira.
“Vamos continuar vigilantes de forma ininterrupta, pois nossa maior objetivo é para que todos viajem seguros e de forma regular. Essas operações realizadas pela PRF possuem também um caráter educativo, chamando atenção de todos para a adoção de condutas prudentes no trânsito e a importância do respeito às leis , garantindo a segurança viária”, mencionou a PRF Bahia em sua conta no Instagram.