Prado: 26 alunos da RAME Bahia MMA são graduados em cerimônia histórica

Na noite do último sábado, 6, a Câmara Municipal foi palco de um momento histórico para a cidade do Prado. O município recebeu a ilustre visita do mestre Francisco Soares, faixa vermelha e branca (6º DAN), segunda maior autoridade em artes marciais mistas do Estado do Rio de Janeiro.

Mestre Francisco, acompanhado dos professores Pedro Paulo e Edmundo Portela, ambos faixa preta (4º DAN), participou da cerimônia de graduação de 26 alunos do projeto social RAME Bahia MMA, mantido em Prado, desde 2002, pelos irmãos Márcio Hack e Nilton Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No total, 13 alunos receberam a faixa azul; 6 chegaram à faixa amarela; 4 à faixa verde e 3 à faixa roxa. Fora os alunos Chrislley Santos (faixa verde) e Nilton Oliveira (faixa marrom), que receberam a graduação no último dia 15 de janeiro, no Rio.

O evento foi marcado pela graduação simbólica do aluno Jorge Miguel Ferreira Alves, falecido em 2010. Se estivesse vivo, Miguel seria graduado na faixa Verde. Dona D´Ajuda, mãe de Miguel, recebeu das mãos do mestre Francisco Soares a faixa e o diploma que seriam entregues ao saudoso aluno.

A prefeita Mayra Brito, o secretário de Turismo Carlo Casarsa, o secretário de Cultura Eujácio Muniz, o vice-presidente da Câmara de Vereadores Felipe Tavares (PT do B), e os vereadores Paulo Monte (PSB) e Tadeu Monteiro (PTC), além do ex-vereador Haroldo Carvalho, prestigiaram o evento e participaram do evento de graduação dos alunos.

Falando sobre o evento, Mayra Brito parabenizou a iniciativa do projeto em Prado e falou da importância do projeto para comunidade.

“O mestre me falou a respeito da modalidade do RAME, e que todas as faixas etárias podem praticar a modalidade, claro que cada qual no seu ritmo. O RAME pode ser praticado pelo jovem e pelo idoso. As pessoas não praticam apenas para competir mas, sobretudo, pela importância que o esporte representa na vida da pessoa tanto para a saúde como para a formação dos valores, dos princípios. Parabéns aos irmãos Márcio e Nilton pelo projeto”, declarou Mayra Brito.

O vice-presidente da Câmara, vereador Felipe Tavares, disse que o esporte forma o caráter. “Vocês que estão aqui estão de parabéns. Sabemos da dificuldade para se manter qualquer projeto social e, como pessoa pública incentivar, estou certo de que o esporte representa qualidade de vida para nossa juventude, para nossa cidade. Parabéns a todos vocês”, pontuou.

Para o vereador Paulo Monte, as artes marciais são de suma importância para a formação do caráter das pessoas. “Quando eu tinha 10 anos fui praticante de artes marciais e esse caminho em que vocês estão é o melhor caminho para desenvolver a qualidade que todo homem deve ter que é a honra, a palavra, o respeito. Parabéns a todos vocês que se formaram e que continuem firmes nos treinamentos”, afirmou.

O vereador Tadeu Monteiro, por sua vez, disse que o esporte dignifica o homem e que os graduandos são motivo de orgulho para a cidade do Prado. “Que a luta de vocês não termine por aqui, pois sei que essa graduação que vocês alcançaram hoje foi apenas uma etapa. Parabéns aos alunos e aos pais por incentivar os filhos”, acrescentou.

Os professores Edmundo Portela e Pedro Paulo, bem como o mestre Francisco Soares, parabenizaram todos os envolvidos no projeto. O professor Edmundo Portela, por exemplo, falou da lealdade dos meninos. “Eu me sinto honrado e emocionado ao ver rapazes com tanta dificuldade estarem unidos, apesar da distância que os separa. Eu deixo aqui minha homenagem a todos vocês de Prado”, afirmou.

O professor Pedro Paulo também não economizou nos elogios: “Fiquei comovido com episódios que há muito tempo não via. Já passamos por perdas, estamos honrados com o sentimento que vimos aqui. Tanta lealdade ao estilo e ao professor, essa cidade dá orgulho, é muito linda. Agradeço e espero voltar a Prado e me considero um tanto pradense”.

O mestre Francisco Soares, muito satisfeito com o que viu, declarou que o Projeto RAME constitui uma ferramenta de inclusão social para todos, jovens e idosos. “Agradeço à prefeita, aos vereadores, secretários, aos familiares, aos professores presentes. Vou levar esse grande evento para o Rio de Janeiro, vou levar para meus amigos e dizer que no Nordeste existem pessoas que estão lutando pelas crianças, pelos jovens. Vocês que se formaram hoje só têm uma forma de chegar lá, com muito treino”, afirmou o mestre Francisco Soares.

Os irmãos Márcio Hack e Nilton Oliveira, responsáveis pelo projeto em Prado, estavam felizes com o resultado da cerimônia, especialmente com o sucesso do projeto. “O projeto social RAME Bahia MMA é desenvolvido em Prado desde 2002. Com muita dificuldade mantivemos o ensino de artes marciais para os alunos que têm sido leais ao estilo nesses mais de 10 anos. Grande parte desse trabalho se deve muito ao meu irmão Nilton Oliveira, que sempre foi um lutador ferrenho e que, com muita dificuldade, levou a bandeira no RAME sozinho em alguns momentos em que precisei me afastar”, afirmou Márcio Hack que além de professor é jornalista.

Nilton Oliveira concluiu: “Hoje foi um dia histórico para nosso projeto com a presença do nosso mestre, porque não fazemos nada aqui sem que ele tenha conhecimento. Todos esses 26 alunos que estão aqui hoje foram graduados com reconhecimento da federação. Eles têm um diploma da federação e isso não é para qualquer um”.

Fonte: Teixeira News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui