Há 15 anos, o ciclista Pedro Davison foi atingido por um motorista bêbado enquanto pedalava na chamada faixa presidencial do Eixão Sul, em Brasília. E no dia 19 de agosto, em 2006, foi instituído o dia do ciclista após o falecimento do brasiliense. A partir desta data, surgiu em todo o Brasil um movimento de conscientização e de mudanças de atitudes.
Além de reforçar a reflexão sobre os cuidados no trânsito, o dia tem como objetivo celebrar os praticantes desse esporte e usuários desse transporte econômico e sustentável.
E neste sábado, 21 de agosto, a 24ª Circunscrição Regional de Trânsito de Teixeira de Freitas (24ª Ciretran) realizou um passeio ciclístico em alusão ao Dia Nacional do Ciclista, em Teixeira de Freitas. E junto a esse evento, foi realizado uma ação para arrecadar alimentos não perecíveis.
Os ciclistas se concentraram na rotatória da melancia, e para maior segurança de todos, como recomendação foi sugerido luva, capacete e bicicleta revisada.
Na ocasião, Ariston Pinheiro, examinador do Detran e um dos organizadores do evento, destacou a importância desse evento de conscientização. “O objetivo é mexer com o brio das pessoas, em mostrar que a bicicleta também é um veículo, e que ela precisa respeitar as normas e regras e orientar os pedestres e ciclistas que todos nós temos direitos”, disse Ariston Pinheiro.
“O Código de Trânsito disse que os maiores tem a obrigação de cuidar dos menores, como a bicicleta é menor, somos cuidados, e também, precisamos cuidar”, acrescentou o examinador.
Vale lembrar, que essa é a primeira edição do evento organizado pela 24ª Ciretran, e como a bicicleta tem sido um meio de transporte que tem crescido a nível mundial, foi relatado pelo Ariston Pinheiro, que há necessidade de ter muitos outros.
Para Maria D’ajuda Baudrae, proprietária da DJ Bicicletas e diretora de um clube de ciclismo, o evento é de extrema importância para todos, pois a conscientização para o ciclista e para todos é primordial, e os grupos de pedal têm aumentado, e a conscientização também precisa crescer.
O passeio foi acompanhado pelo 18º Grupamento de Bombeiros Militar (18º GBM), Guardas Municipais e policias da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (87ª CIPM).