Na manhã desta terça-feira, 27 de julho, a 24ª Circunscrição Regional de Trânsito (24ª Ciretran) realizou uma homenagem em alusão ao Dia Internacional do Motociclista. O evento ocorreu na sede da Órgão, localizada no Loteamento Nanuque, em Teixeira de Freitas.
Para prestigiar o evento esteve presente autoridades ligadas ao trânsito, membros e representantes de motoclubes.
Na ocasião, a diretora do 24ª Ciretran, Fabiane Ferreira, explicou a importância do evento: “Nosso evento foi pensado para fazer o Dia do Motociclista, um dia de homenagem, e também, um dia de reflexão, um dia que nós temos que refletir sobre o que está acontecendo no trânsito, não só aqui o de Teixeira de Freitas, mas o da região. Hoje em dia, percebemos que a motocicleta está sendo um transporte muito utilizado, por conta do trabalho, do lazer, e a moto é mais econômica”, disse.
“Então, eu acredito que este seja mais um evento de conscientização, um trabalho que a 24ª vem fazendo de conscientizar os motoristas e os motociclistas a importância de um trânsito seguro”, acrescentou Fabiane Ferreira.
Foi estabelecido esta data como o Dia Internacional do Motociclista a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) de estipular um dia comemorativo oficial para os motoqueiros.
Em 27 de julho de 1974, morreu o motociclista e mecânico da Honda, Marcus Bernardi, que era bastante querido e conhecido por todos. Por sugestão do proprietário da concessionária Honda de Sorocaba, o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de julho, em homenagem ao ex-mecânico. Mediante a sugestão, a Abram acabou por escolher esta data, entre todas as outras, como a oficial da Associação.
Na ocasião, o evento contou com a presença do Motoclub Abutres, que se compõem em 24 países e com cerca de 20 mil membros. Para o diretor regional do grupo, Solto, esse evento tem grande importância para os motociclistas, pois promover a conscientização é um fator primordial. Solto ainda ressalta que os Abutres também é solidário, e preza pela relação dos motociclistas com a sociedade.
O evento contou com a presença do Henny Aramuni, procurador adjunto, representando o prefeito de Teixeira de Freitas, dr. Marcelo Belitardo, que destaca a relevância dos motociclistas para o município: “Os motociclistas trazem da inclusão social ao efetivo giro da economia com o trabalho que vem desempenhando em todos os setores. O município de Teixeira de Freitas está de portas abertas para os apoia-los”.
A ação foi prestigiada por autoridades, entre elas: Manoel Andretta, delegado da Polícia Civil; Batista, agente da Polícia Rodoviária Federal; Coronel Anacleto França, comandante da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (87ª CIPM); psicóloga Ana Paula; Major Azevedo, do Corpo de Bombeiro; Vereador de Teixeira de Freitas, Luizinho; Cabos da PRE Igor e Nunes; secretários de municipais de Teixeira de Freitas; Equipe Moto Clube Abutres; Coronel Osíris.