Entre os dias 17/06 e 08/07, foi realizado o 1º Torneio de Futebol da EJA (Educação de Jovens e Adultos), no Estádio Municipal de Porto Seguro.
O evento foi uma iniciativa das secretarias municipais de Educação e de Esportes e teve como principal finalidade integrar esse corpo discente nas atividades esportivas promovidas pela Prefeitura, uma vez que para os Jogos Estudantis a idade limite é de 18 anos.
De acordo com o diretor de Esportes da secretaria de Educação, Fábio Nascimento, os alunos do EJA reivindicavam a participação em competições. “O torneio veio com o intuito de trazer esse público para a prática de esportes. Acreditamos que é um meio de promoção da socialização, de resgate de valores como o companheirismo e a amizade, valorizando os estudantes das escolas municipais”, declarou Fábio, ressaltando que a meta é fazer o primeiro campeonato e inseri-lo no calendário municipal. “Contamos com importante parceria da secretaria de Esportes, que nos forneceu toda a logística, como transporte e alimentação”, explicou.“O esporte é muito importante para que as pessoas possam desenvolver o seu lado competitivo, respeitando os adversários em todos os sentidos”, enfatizou Nascimento.
Para o secretário de Esportes, o evento foi relevante para as pessoas que retornaram à escola. “Foi um sucesso. O saldo foi bastante positivo. Conseguimos a confraternização através do esporte, um meio para auxiliar na educação, fortalecendo o ideal de cidadania”, disse o secretário, salientando que o prefeito Gilberto Abade tem tido um carinho especial para com o esporte. “No ano passado, tivemos êxito no Campeonato Intermunicipal, que é o primeiro torneio de futebol amador da Bahia. O prefeito, que é um grande incentivador do esporte, tem apoiado todas as modalidades, atendendo aos pleitos nesse sentido. Porto Seguro foi bem representada no estado e nacionalmente no karatê e no taekwondo, por exemplo. Também apoiamos o vôlei, o futsal e firmamos convênios com entidades e escolinhas de futebol”, concluiu.
Estudante do Colégio Padre José de Anchieta, Diego Santos Lima afirmou que o torneio foi satisfatório. “Foi a primeira vez que participei e pude ver a minha turma em campo. Achei ótimo. O prefeito mostra que apóia o esporte. Agradeço a Abade por nos dar essa oportunidade”, disse.
Railson Costa, que também é aluno do Anchieta, parabenizou a prefeitura pelo evento. “Sou grato ao prefeito e à direção do colégio. No torneio, prevaleceu o clima de fraternidade, pois não apenas jogamos como também fizemos novas amizades”, explanou.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Seguro