1º Festival Gastronômico de Eunápolis incrementa setor de alimentação do município

Lançamento do Festival Gastronômico de Eunápolis. Fotos: Isaura Assay

Com o objetivo de incrementar  e dar mais visibilidade ao setor de alimentação, sobretudo neste momento de pandemia,  o Sebrae e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se uniram para realizar, de 1º a 12 de outubro, o 1º Festival Gastronômico de Eunápolis.

Lançado em um evento que reuniu representantes da imprensa e dos estabelecimentos participantes na tarde de quinta-feira, dia 30 de setembro, no Hotel Oceania, em Eunápolis, o 1º Festival de Eunápolis conta com a participação de restaurantes, lanchonetes, pizzarias, cafeterias e bares locais.

Alex Brito, gerente regional do Sebrae

Durante o evento, o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Valdiram Marques, anunciou, em nome do prefeito Roberio Oliveira,  que a partir desta sexta-feira, dia 1º, está valendo um novo protocolo para o setor de alimentação de Eunápolis, que permite o funcionamento de bares, restaurantes, churrascarias, lanchonetes e pizzarias até a meia-noite.

Equipe do Sebrae com Tia Edna (madrinha) e Influencer Nil (embaixador do Festival)

“O Festival veio para ajudar a incrementar as vendas para que este setor, que foi um dos mais prejudicados com essa pandemia,  possa gerar ou manter empregos”, destacou o gerente regional do Sebrae, Alex Brito. Ele contou que a 7ª edição do Festival de Teixeira de Freitas, que devido à pandemia foi realizada exclusivamente delivery, gerou uma receita de mais de um milhão de reais, com a  venda de 30 mil pratos durante os 15 dias de evento, que contou com a participação de 22 estabelecimentos.

Alex destacou ainda que a meta do Sebrae é deixar um legado de capacitação, higiene e atendimento para Eunápolis. Com esse objetivo, foram oferecidos, em parceria com o Senai, cursos de capacitação nas áreas de higiene e manipulação de alimentos, fotografia para restaurantes e de marketing digital para gastronomia aos proprietários de todos os estabelecimentos que estão participando do festival.

“A 1ª edição do Festival de Eunápolis já é um sucesso”, ressaltou o presidente da CDL local, Fabrício Ramos, ao comemorar a participação de 23 estabelecimentos no evento.

Taisa Cancela, gestora de projetos do Sebrae; Fabrício Ramos, presidente da CDL; Alex Brito, gerente regional do Sebrae; e Valdiram Marques, sec. de Finanças de Eunápolis

A gerente do Sicoob de Eunápolis, Tatiane Honorato, fez questão de enfatizar que o apoio da cooperativa ao Festival levou em consideração o protagonismo e a cooperação para promover um bem comum. “Juntos somos incríveis, cooperando somos imbatíveis”, disse Tatiane.

BEM MAIS QUE SABOR – Representando o Anna Buffet, Michele Pessin fez questão de ressaltar que a realização do Festival está sendo uma oportunidade de dar visibilidade também a história dos estabelecimentos. “O festival inspirou a minha mãe a preparar tortinhas de banana com doce de leite que são receitas de família. É uma oportunidade para ela continuar trabalhando neste momento de pandemia”, contou Michele emocionando a todos os presentes.

Léo Possa, Chef, e tia Edna Mattos (Influencer), madrinha do Festival

A fala foi reforçada pela proprietária da Churrascaria Sabor Baiano, D’Ajuda,  que declarou que mais de que sabores, busca promover valores ao preparar o cardápio de seu estabelecimento.

Os 42 pratos preparados especialmente para o Festival pelos 23 restaurantes, bares e pizzarias participantes poderão ser adquiridos diretamente nos estabelecimentos ou solicitados através do delivery. O aiqfome, um dos patrocinadores do festival, já garantiu um desconto de 20% a todos os pedidos feitos por meio do aplicativo.

GASTRONOMIA DE RAIZ – O evento de lançamento contou com a participação do chef Léo Possa, do restaurante Portinha de Arraial d’Ajuda, que mostra de como preparar um delicioso ceviche de camarão, que integrou o cardápio a base de frutos do mar servido aos convidados.

Por Maria Eduarda Toralles/OSollo

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui