Local: Centro de Cultura de Porto Seguro
Data: 06 á 09 de junho de 2011
Proponente: AGENDA 21
ORGANIZAÇÂO: Coletivo Jovem Costa do Descobrimento, Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro, Movimento de Defesa de Porto Seguro, Rede Educação Ambiental da Bahia – REABA
Apoio: Centro de Cultura, Ilha dos Aquários e Secretaria da Educação.
Público alvo: Professores, coordenadores, diretores e pessoas que tenham preocupação com as problemáticas ambientais.
Quem somos nós
– AGENDA 21
O Fórum de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Município de Porto Seguro- Agenda 21 teve inicio em 12 de agosto de 2002 e tem como um dos membros fundadores o Movimento de Defesa de Porto Seguro – MDPS e a Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro. Como ações desenvolvidas, podemos citar Agenda 21 nas escolas em 2003 e 2004, diagnóstico de resíduos sólidos e organização dos catadores em 2004, capacitação de guias locais para a visitação no Parque Municipal do Recife de Fora, assim como a Participação na elaboração do Termo de Ajuste de Conduta – TAC.
– COLETIVO JOVEM DA COSTA DO DESCOBRIMENTO – CJCD
Nasceu em 2008 de uma iniciativa da Rede Baiana de Educação Ambiental (REABA), de trazer a juventude para o contexto sócio-ambiental.
Tendo Marina Luna Sacchi como sócio-fundadoda, o coletivo tem como objetivo, o envolvimento com a questão ambiental e o desenvolvimento de atividades relacionadas a melhoria do meio ambiente e qualidade de vida, articulando com outras organizações (Agenda 21, REABA, CIEA, MDPS), planejando e desenvolvendo ações e projetos, porduzindo e disseminando propostas que apontem para uma sociedade mais coinciente e participativa.
Ações desenvolvidas pelo CJCD:
2008 – Mobilização das esclas de Porto Seguro para conferência Nacional Infanto Juvenil para Meio Ambiente – Contando com a colaboração do CJ Pegada Jovem – Salvador
2010 -Desenvolvemos uma vivência na Esola Municipal de Santo André – S.C.C. na semana de meio ambiente apresentando videos e produzindo cartazes com as crianças abordando o tema “O que é meio ambiente para voce?” – plantamos mudas de cajueiro na escola.
2011 – Encontro com Jovens do IASA (instituto Amigos deSanto André) – Apresntando o CJ e disponibilizando artigos e livros com a temática ambiental despertando o interesse e a sensibilidade nos jovens locais.
– MOVIMENTO DE DEFESA DE PORTO SEGURO – MDPS
O MDPS foi fundado em 1984 com o objetivo de provocar uma mobilização coletiva em prol da defesa dos recursos naturais e da qualidade de vida da comunidade. Ao longo destes 26 anos de existência, participou e realizou diferentes ações que buscasse atingir este objetivo.
Somos ema entidade de Utilidade Pública e signatários e membros da equipe técnica do Pacto da Restauração da Mata Atlântica. Participamos dos colegiados da Agenda 21 Local e compomos os Conselhos do Meio Ambiente do Município de Porto Seguro, Corredor Ecológico Pau Brasil – Monte Pascoal, Parque Nacional Pau Brasil e hospedamos a Secretária Executiva do Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia.
Atuações do MDPS:
– Articulação e desenvolvimento de projetos e programas de preservação e recuperação dos recursos naturais em áreas públicas e privadas, mais especificamente no CEPOC;
– Apoio à implementação de RPPNs e a legalização de outras categorias de áreas protegidas;
– Difusão de conhecimentos e a viabilização do uso de tecnologias alternativas na área agrícola, energética e ambiental em geral.
– Elaboração e execução de cursos
Projetos em Andamento:
2011 – CEPOC-LEGAL: Adequação Ambiental de Propriedades Rurais no Corredor Ecológico Porto Cabrália (PDA Mata Atlântica chamada 9- MMA)
2011 – Programa Pedagógico de Educação Ambiental (PEAV- Veracel)
Justificativa
Todo o mundo incluindo o Município de Porto Seguro vem crescendo rapidamente, e este rápido crescimento acontece infelizmente de forma desordenada intensificando assim o aumento dos danos ambientais em ambientes naturais. Devido a isso é importantíssimo que as questões ambientais sejam trazidas para discussão da comunidade. A Agenda 21, reconhecendo a importância e a falta de espaços para discussões ambientais estará realizando no Município de Porto Seguro o I ECO – PORTO, encontro que trará uma oportunidade dos participantes mostrarem e conhecerem as ações realizadas na região assim como um momento de debate sobre a importância da Educação Ambiental para o desenvolvimento nos municípios.
Objetivo
O encontro tem como objetivo levar ao conhecimento da população ações desenvolvidas na região e criar uma oportunidade de reflexão e discussão sobre as questões ambientais da Costa do Descobrimento.
Programação da I ECOPORTO
Segunda feira – 06/05
19:00h ás 19:30h – Inscrição
19:30h ás 20:00h – Abertura
20:00h ás 21:30h – Mesa redonda. Tema: A Educação Ambiental para a sustentabilidade/Mobilização Social: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Maria Cristina Vieira – SEDUR
Luis Antonio Ramalho (Sec. Meio Ambiente), Guto Jones (Sec. de Turismo), Dilza Reis (Sec. Educação)
21:30h ás 22:00h – Coquetel e visita as exposições
Terça feira – 07/06
8:00h ás 9:00h – Inscrição
9:00h ás 9:30h – Apresentação do Projeto Corredor Ecológico Pau Brasil – Monte Pascoal
Convidado Rômulo Instituto Bio Atlântica – IBio
9:30h ás 10:00h – Apresentação do Projeto CEPOC Legal
Convidado Rafael Movimento de Defesa de Porto Seguro – MDPS
10:00h ás 10:30h – Apresentação do Parque Nacional do Pau Brasil
10:30h as 11:30h – Teatro Corredores Ecológicos
Convidados Grupo Ambiental Natureza Bela
11:30h ás 13:30h – Almoço
13:30h ás 17:30h – Mine curso
Tema: A escola como espaço educador sustentável
Convidada Dalvaci Santiago (REABA)
8:00h as 17:30h – Visita ás exposições e filmes.
Quarta feira – 08/06
9:00h ás 10:00h –Exibição de Filmes
10:00h ás 11:00h – Palestra Preservação dos Corais
Convidado Cristiano Pereira (Projeto Coral Vivo)
11:00h ás 12:00h – Oficina “Desvendando, Apontando e criando soluções para as problemáticas ambientais”.
12:00h ás 12:30h – Apresentação de danças indígenas
12:30h ás 14:30h – Almoço
14:30h ás 17:00h – Projetos, Gestão e Dinâmicas
Convidados: CIPA, RPPN Estação Veracel e CEPLAC
Quinta feira – 09/05
19:00h ás 20:30h – Travessia para a Ilha dos Aquários
20:30h ás 21:00h – Palestra: Educação Ambiental em Ambientes Públicos.
Palestrante: Márcia Archer –
21:00h – Coquetel
Resultados esperados
Com este evento esperamos atingir aproximadamente 100 profissionais da área da educação e cidadãos que se preocupam por questões ambientais e criar uma oportunidade de reflexão e discussão sobre os problemas, ações e soluções ambientais da nossa região.
Fonte: Divulgação