Na noite desta segunda-feira, 30 de outubro, aconteceu a cerimônia de encerramento do 17º Festival Gastronômico e Cultural do Prado. O evento reuniu participantes e representantes de diferentes órgãos no Rita Maria Eventos.
O Festival aconteceu entre 06 e 22 deste mês, com 74 estabelecimentos participantes. Eles apresentaram diferentes pratos à luz do tema “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”.
Seis categorias diferentes foram premiadas nesse Festival: prato principal, petiscos, pizzas, lanches, sobremesas e drinks. Veja lista de premiados ao término desta reportagem.
Taisa Cancela, gestora de Projetos do Sebrae, comemorou o sucesso do evento. “Os números são incríveis. Nós conseguimos superar o número de prados vendidos, o número de empregos gerados, o número de faturamento das empresas. E para a gente é só motivo de alegria. Alegria de ter um destaque no engajamento, uma mídia espontânea gerada e ver as empresas da cidade e a economia da cidade cada vez mais pujantes. Então realmente é um momento de comemorar“, disse.
Gilvan Produções, prefeito de Prado, disse que o Festival foi um sucesso total. “Superou toda a expectativa, gerou mais de 2 milhões de reais e gerou mais de 200 empregos diretos. A gente fica bastante feliz de saber do sucesso. Vamos estar lutando para o ano de 2024 ser ainda melhor e aproveitar o momento, convidar a galera para o ano que vem participar, as pessoas que vieram esse ano. Prado é sucesso, é a melhor gastronomia no Brasil, foi eleita a melhor da Bahia, nós estamos disputando agora a melhor do Brasil, não tenho dúvida que vamos vencer“, destacou.
O 17º Festival Gastronômico e Cultural de Prado foi um evento extraordinário que encantou e deliciou os participantes. Durante todo o período do festival, a atmosfera estava repleta de arte, sabor e cultura, com a presença marcante do artesanato e da agricultura familiar.
Os expositores trouxeram consigo suas habilidades manuais e obras de arte únicas, que enriqueceram ainda mais o festival. Suas peças artesanais foram admiradas e adquiridas pelos visitantes, resultando em um incrível faturamento de mais de 25 mil reais em poucos dias.
Mas não foram apenas os artesãos que brilharam no evento. Os restaurantes participantes também conquistaram o paladar dos visitantes, vendendo impressionantes 9.900 pratos exclusivos do festival. Esse sucesso gastronômico se traduziu em um faturamento significativo de 460 mil reais somente com os pratos do festival.
E não para por aí! Ao considerar a venda de todo o cardápio, foram vendidos impressionantes 36 mil pratos durante o período do festival, totalizando um faturamento de 2 milhões de reais. Esses números impressionantes refletem o quanto o evento foi prestigiado pelos amantes da boa comida.
Além dos resultados financeiros, o festival também contribuiu para a geração de empregos, com a criação de 154 novos postos de trabalho. Esse impacto positivo na economia local é motivo de orgulho para todos os envolvidos.
E para fechar com chave de ouro, é importante ressaltar que o festival superou as expectativas em relação ao ano anterior, registrando um aumento de 29% no faturamento.
Iracema Ribeiro, secretária de Turismo e Cultura de Prado, detalhou os números impressionantes do evento gastronômico. “Nós tivemos mais de 2 milhões de faturamento entre os restaurantes, mais de 36 mil pratos vendidos e mais de 150 postos de trabalho gerados durante o período do festival. Então assim, são números surpreendentes. Números que vem para poder agregar e mostrar o quanto que é importante um evento gerador de fluxo turístico no município“, comemorou.
Eliana Alves, presidente da APRHOPE, celebrou a diversidade de aromas e sabores nos pratos. “A cada ano o evento vai crescendo, vai se consolidando. Colocando na prateleira essa gastronomia maravilhosa que a gente tem, super enriquecedora. Uma gastronomia que vai do mais simples ao mais luxuoso, dessa gastronomia internacional. Trouxeram muitos aromas, muitos sabores, muitas cores. Cada prato era uma surpresa, um elemento diferente“, disse.
Nanci Costa, gerente do Senac, lembrou da relação do Senac com o crescimento do evento. “Eu, como representante do Senac, que estamos desenvolvendo as capacitações desde a 1ª edição no Prado, acredito que meu coração está em festa, assim como os meus outros parceiros que eu citei aqui e que o Senac tem muito orgulho de desenhar este festival. Mas eu acredito que os aplausos são todos, para os organizadores, mas, sobretudo, para os restaurantes que produziram pratos deliciosos e que mexeram com todos os nossos sentidos“.
Geise Langa, presidente da Associação Comercial Indústria e Serviço de Alcobaça (Acisa), fez sua avaliação sobre o Festival. “Foi um evento extremamente importante, rico culturalmente, comercialmente, superou as expectativas de toda a organização. As vendagens vão ser demonstradas nesse evento, que foi um recorde e sucesso absoluto. A gente espera que todos os participantes se sintam representados e se empenhem ainda mais para o ano que vem, porque o ano que vem são 18 anos de festival e vai ser um sucesso como esse“.
Confira a lista de premiados:
Melhor atendimento – Garçom
CORUMBAU: INGRID da BARRACA NATIVA
CUMURUXATIBA: BRUNA DA BARRACA PORTO BELO
GUARATIBA: MARCELO DO RESTAURANTE SORRISO BAIANO
PRADO: SUZANA DO RESTAURANTE MANGATA
Premiação empresa Destaque digital – maior engajamento
3º LUGAR: SORRISO BAIANO
2° LUGAR : JAPA DO BECO
1° LUGAR: RESTAURANTE BANANA DA TERRA
Prêmio ESG de sustentabilidade: Restaurante Mangata
Prêmios do Festival por categorias
PIZZA
3° DI ROMA PIZZARIA
2° PIZZARIA LA VERA
1° CHOPERIA E PIZZARIA JUBIABÁ
DRINK
3° MESCOLARE
2° CASA DE MINAS
1° RESTAURANTE SORRISO BAIANO
PETISCO
3° BARRACA PORTO BELO
2° NIKKEI SUSHI
1° BIRIBIRI GASTROBAR
LANCHE
3° WONDER BURGER
2° BELO CAFÉ
1° HAMBURGUERIA 170
SOBREMESA
3° RAROGUIS´S POUSADA
2° RESTAURANTE BANANA DA TERRA
1° BELO CAFÉ
PRATO PRINCIPAL
3° RESTAURANTE JUBIABÁ
2° BARRACA NATIVA
1° RESTAURANTE SORRISO BAIANO
O Festival é realizado pelo Sebrae, Prefeitura de Prado, Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), Senac, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Alcobaça (ACISA), e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), com o patrocínio do Banco do Nordeste – Governo Federal, Bahia Pesca e Bahia Turismo – Governo do Estado.