Terminou no domingo, 19 de novembro, o 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia (Conejorba) e o 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai) que aconteceram de 16 a 19 de novembro de 2023, nos auditórios do Hotel Sol Victoria Marina, em Salvador. O evento foi organizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) e reuniu 300 participantes, entre jornalistas, estudantes de jornalismo e professores de comunicação social. O evento também aprovou o nome de Mucuri como a próxima cidade baiana em sediar o 13º Encontro dos Jornalistas do Interior da Bahia nos dias 02, 03 e 04 de maio de 2024.
O jornalista Athylla Borborema, diretor Municipal de Comunicação Social de Mucuri, enviado do município ao evento, em nome do prefeito Robertinho, reafirmou a defesa do município para sediar, em 2024, o 13º Encontro dos Jornalistas do Interior da Bahia, em Mucuri, que venceu a disputa após concorrer com outras cidades que desejam acolher o evento, como Mucugê, Mata de São João, Jacobina, Itacaré e Vitória da Conquista. “A realização do 11º CONEJORBA e do 22º ENJAI em Salvador, foi, sem dúvidas, o maior fórum específico para os debates e a organização das lutas dos profissionais que atuam em assessorias de imprensa e de comunicação social no Brasil. Vamos agora nos preparar para recebermos jornalistas de todo o Estado e convidados especiais de todo Brasil em maio de 2024 na nossa cidade, em Mucuri”, festejou Athylla Borborema.
FENAJ
A presidente da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, a jornalista Samira de Castro, enalteceu a escolha da plenária por Mucuri para sediar o próximo evento do jornalismo baiano e destacou as principais lutas da Federação, como a aprovação da PEC do Diploma, a atualização da regulamentação profissional, a taxação das plataformas digitais e criação do Fundo de Apoio ao Jornalismo e a regulação das plataformas e da radiodifusão. “Precisamos reafirmar esse campo da assessoria de imprensa como um segmento de atuação do jornalista. Assessor de Imprensa é jornalista. Não é relações-públicas, não é publicidade. É o jornalismo que sustenta as assessorias de imprensa”, reafirma a presidente Samira de Castro.
MUCURI
Pela definição da data de 02, 03 e 04 de maio de 2024 para a realização do 13º Encontro dos Jornalistas do Interior da Bahia, que deve ocorrer na cidade de Mucuri – a votação ocorreu na plenária deliberativa de sábado à tarde (18), no 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia. A mesa deliberativa foi presidida pela jornalista Fernanda Gama, vice-presidente do SINJORBA, com auxílio dos jornalistas Ezequias Alves (Regional Extremo Sul) e Orlando Oliveira (Regional Recôncavo).
Para a defesa do nome de Mucuri para sediar o evento, estava presente o jornalista Athylla Borborema, ex-diretor do SINJORBA e atual secretário Municipal de Comunicação Social de Mucuri, que será o anfitrião do Congresso e o jornalista Ezequias Alves, diretor da Regional Extremo Sul do SINJORBA que coordenará a organização do Encontro, além das presenças dos jornalistas Cícero Dantas e Rodrigo Rocha (Teixeira de Freitas) e Nelzivan Santos (Mucuri).
“O 13º Encontro dos Jornalistas do Interior da Bahia retoma uma tradição de debates sobre a organização dos jornalistas baianos. O evento, previsto para acontecer em Mucuri, vai ocorrer quase 21 anos após a sua 12ª edição, em julho de 2003 em Feira de Santana.
O Encontro do Interior em Mucuri será um momento de discutir os nossos problemas políticos e organizativos, além de aprovar um programa de lutas da categoria a ser implementado para o futuro do jornalismo no extremo sul da Bahia e em todo o Estado”, enfatizou o presidente estadual do SINJORBA, Moacy Neves.
“A ideia é garantir uma maior participação da categoria nos rumos do Sindicato a partir do Encontro de Mucuri. Desde já agradecemos o prefeito Roberto Carlos “Robertinho” e o seu secretário de comunicação social Athylla Borborema pela recepção e confiança, pois acreditamos muito, que em Mucuri faremos o melhor dos encontros em meio a uma cidade acolhedora e de paisagens naturais encantadoras”, concluiu o diretor regional do SINJORBA, Ezequias Alves.