O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Prado realizou, na manhã desta quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores, a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O tema central debatido foi: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.”
A Conferência debateu o Documento Base da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e, a partir das perguntas geradoras, foram formuladas propostas, a serem encaminhadas para debate na conferência estadual.
Para Julice Miranda, presidente do CMDCA, “A conferência é um espaço amplo de avaliar, discutir e propor ações que visem efetivar os direitos que cada criança e adolescente detém na lei, com a participação de toda comunidade.
Os eixos temáticos da conferência foram explanados pela advogada Juliana Azevedo, que acerca da lei, trouxe clareza para a construção das propostas. Participaram da Conferência alunos do Colégio Militar Anísio Teixeira, que ao início, fizeram uma apresentação cultural abrilhantando assim a conferência.
O secretário de Desenvolvimento Social, José Costa, a secretária de Educação, Keliane Gouvêa, conselheiros tutelares e de direitos, trabalhadores do SUAS e membros da sociedade civil, dentre outros integrantes da rede de proteção, também estiveram presente.
Ao final, foram eleitos os delegados para participação na Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.